Dia 20/01/2021
Sala 1 Horário:
11H00 AS 12H00
1ª SESSÃO
- Eixo temático: O brincar e o cotidiano da brinquedoteca |
1.Projeto Ludarte,
suas ações de pesquisa e extensão -realizado na brinquedoteca universitária Cora
Coralina - UNEB/Campus Avançado de Lauro de Freitas. Marta Pereira Santos; Monica Lemos
Bitencourt. |
2.Brinquedoteca:
laços entre afetividade, desenvolvimento e o brincar. Jaqueline Thais Pilla. |
3.Das andanças e
descobertas da brinquedoteca itinerante no sul do estado do Piauí: relato de
experiência. Carla Andréa Silva. |
4. Brinquedoteca
universitária: espaço-tempo de múltiplas expressões Tatiani Rabelo Lapa Santos; Myrtes Dias da Cunha. |
5. As possibilidades lúdicas e interações com materiais não estruturados
vivenciadas por crianças e adultos nas atividades não presenciais Sintia Otuka Rossi; Josilaine
Aparecida Pianoschi Malmonge; Maria do Carmo Monteiro Kobayashi. |
Mediadora: Profa Dra Iani
Lauer |
Sala 2
Horário: 11H00 AS 12H00
2ª Sessão
– Eixo temático: O brincar recreacional ou terapêutico |
1.Brinquedo terapêutico
instrucional: intervenção para o preparo da criança com hemofilia submetida à
punção venosa. Ana Claudia Acerbi Rodrigues. Edmara Bazoni Soares Maia; Circéa
Amália Ribeiro. |
2.Os desafios do
retorno do brincar no ambiente hospitalar Wilka Lara da Silva Rocha. Ivo Medeiros de Carvalho
Amorim; Suely Nascimento de Lemos. |
3.O
uso de super-heróis em sessão de brinquedo terapêutico para alívio da dor de
crianças em coleta de sangue. Barbara
Barbosa Torres; Raphaela Coelho Veloso Gomes; Carolline Billet de Miranda; Fabiane
de Amorim Almeida. |
4. Ser criança com
câncer: flores em existência Ana Karyne Loureiro Furley; Hiran Pinel 5. Brinqueinstein, grupo
interdisciplinar de brinquedo terapêutico e brincar hospitalar: um relato de
experiência. Carolline
Billett Miranda Ellen
Brandalezi Graziela
Fernanda Teodoro Bonfim Melina
Blanco Amarins |
Mediadora: Esp. Jacqueline Dantas |
Sala 3 Horário: 11H00 AS 12H00
3ª SESSÃO - O brincar na educação formal;
O brincar em espaços educacionais de caráter não formal e informal. |
1. Avaliação do projeto “brincando e cuidando” por mães universitárias:
o que dizer das contribuições às dimensões pedagógicas e à socialização dos
seus filhos? Autoras: Vitória
Caroline Carvalho da Silva; Carla Andrea da Silva. |
2. Projeto ecobrinquedoteca itinerante para TI brincadeira. Autora: Querubina
Castello Ruiz |
3. O brincar como
aporte do conteúdo curricular do ensino fundamental Autoras: Renata de Sá Pereira Santos Oliveira; Luana Carramillo
Going. |
4. Projeto descobrindo
crianças: para o desenvolvimento das habilidades sócio - emocionais na
Educação Infantil. |
5. Descobrindo as
emoções através do brincar Autoras: Caroliny Alves dos Santos; Daisy Inocencia Margarida de Lemos |
Mediadora: Profa. Dra. Maria do Carmo
Monteiro Kobayashi. |
Sala 4 Horário:
13H00 AS 14H00
4ª SESSÃO - O brincar recreacional ou
terapêutico |
1. No universo lúdico do
brinquedo terapêutico: quem sou eu? Como o enfermeiro significa seu papel
nesse processo. Autoras: Beatriz Picolo Gimenes; Edmara Bazoni Soares Maia; Circéa
Amalia Ribeiro. |
2. Interação lúdica
com pacientes pediátricos oncológicos: relatos de experiências da
brinquedoteca HIAE Autoras: Ellen Brandalezi; Daniela
Lentini; Laura Delciello ; Melina
Blanco Amarins. |
3. “A gente costuma vir
de vez em quando pra cá...”: a brinquedoteca na perspectiva de
crianças em acolhimento institucional. Autoras: Milany Santos de Carvalho; Iani Dias Lauer Leite; Celina
Maria Colino Magalhães. |
4. O brincar no mundo dos adultos usuários do centro de atenção psicossocial
(CAPS): a experiência do teatro social dos afetos. Autoras: Adalgiza Luz Pereira; Luiza
Neri De Sena Carvalho Korik; Hilda Rosa Capelão Avoglia. |
5. Criação do livro de brinquedo terapêutico “Fiquei dodói e
agora?” Relato de experiência. Autoras: Carolline Billett Miranda; Samanta Joyce Gonçalves |
Mediadora: Profa.
Dra. Sabrina Torres Gomes |
Sala 5 Horário:
13H00 AS 14H00
5ª Sessão - O brincar na educação formal: contexto
universitário e escolar |
1. Um sentido de formação:
experiências discentes na brinquedoteca universitária do curso de Pedagogia. Autoras: Laryssa Rabelo
Pereira; Isabelle Nascimento de Lima. |
2. Como é o adulto também
brinca no Instituto Escuta. Autora: Luciana Noschese Correia Scarabeli. |
3. Experiências do brincar: a brinquedoteca como currículo na formação de
professores. Autoras: Ana Valéria de Figueiredo;
Zulmira Rangel Benfica. |
4. Pedagogia participativa na brinquedoteca. Autora: Eliana Maria Magnani. |
Mediador: Prof. Dr.
Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida |
DIA 21/01/2021
Sala 6 Horário:
13H00 AS 14H00
6ª Sessão O brincar e o cotidiano da brinquedoteca |
1.A ciência da
natureza através do brincar. Autoras: Tatiana Giselle
Guimarães Lopes; Naissa Maria Silvestre Dias Hippler. |
2.Brincando no
complexo lúdico MEIMEI: a criança na e pela natureza (o eco espaço). Autora: Beatriz Picolo Gimenes. |
3. A importância da pesquisa e do incentivo das agências de fomento: uma
possibilidade de potencialização dos serviços prestados pela brinquedoteca
hospitalar. Autora: Letícia de Queiroz Maffei; Simone Amaral Parodes |
4.Kits lúdicos no
hospital: o brincar em tempos de pandemia. Autoras: Vanderlea Araujo de Alencar; Maria Gorete Callipo; Cynthia
C. Wolle. |
5. Participando de um
show predominantemente para as meninas: a criança significando a dança na
escola. Autoras: Angelita Pereira dos Santos da Conceição; Edmara Bazoni
Soares Maia; Circéa Amália Ribeiro. |
Mediadora: Profa.
Dra. Vera Lucia Anselmi Melis Paolillo |
Sala 7
Horário: 13H00 AS 14H00
7ª Sessão - O brincar em espaços educacionais de
caráter não formal e informal |
1.“AQUI NÃO TEM, PÁ,
PÁ, PÁ, BUM! TIRO”: jogos, brinquedos e brincadeiras, possibilitando autoria
de pensamento entre crianças. Autor: Jonathan Aguiar |
2. Brinquedo
terapêutico aplicado por super-herói: um relato de experiência. Autores: Marcelo
Jorge. Gustavo Conceição Ribeiro; Carolline Billet Miranda; Fabiane Amorim de
Almeida. |
3. O brincar não tem
classe. Autora: Karla de Freitas
Alves Pinto. |
4. Brinquedoteca itinerante: desemparedando a
infância Autora: Luciana Queiroz
Rodrigues Moreira. |
5. Retomada dos espaços
do brincar no Hospital da Criança de Brasilia, no contexto da Pandemia SARS
COV2. Autores: Ivo Medeiros de Carvalho Amorim; Wilka Lara da Silva Rocha; Suely Nascimento de Lemos |
Mediadora: Profa. Dra.
Ilka Bichara |
Sala 8 Horário: 13H00 AS 14H00
8ª Sessão - O brincar recreacional ou terapêutico
|
1.Brinquedoteca
hospitalar: o que dizem as produções cientificas publicadas em revistas de
Psicologia. Autoras: Sheila de Cássia Ferreira Torres. Maria Thereza Costa
Coelho de Souza.
|
2. Descortinando o brincar e o
cotidiano da brinquedoteca da ACACCI: o olhar de uma brinquedista. Autora: Ana Karyne Loureiro
Furley.
|
3. Proposta de
implantação do brinquedo terapêutico instrucional para visita de crianças em
unidade intensiva. Autoras: Glicinia Elaine Rosilho Pedroso; Camila Cazissi da Silva;
Luciana de Lione Melo.
|
4.Arco
de Maguerez: a gamificação como ferramenta educativa no cuidado ao pé
diabético. Autores: Juan Felipe Soares Oliveira; Danyelle Lorrane Carneiro Veloso; Simone Luzia Fidélis Oliveira.
|
Mediadora : Profa.
Dra. Sirlândia Teixeira |
Sala 9 Horário:
18H00 AS 19H00
9ª Sessão
- O brincar recreacional ou terapêutico |
||
1. Relato de experiência - brinquedoteca HIAE e as adequações frente à
pandemia de covid-19. Autoras: Ellen Brandalezi; Daniela Lentini; Laura Delciello. |
||
2.O uso do brinquedo
terapêutico na abordagem da criança com primodescompensação diabética: relato
de experiência. Autoras: BEZZI, Carolina; DOMINGUES, Graziele GPC;
AMARINS, Melina B, ARAUJO, Tatiane M. |
||
|
||
4. Brinquedo terapêutico em uma unidade de terapia intensiva pediátrica e
a percepção da família: relato de experiência. Autores: CARDOSO, Beatrice S S
Barros; LINO, Leticia Ourives; ARAUJO, Tatiane Martins. |
||
MEDIADORA: Profa. Dra. Sirlândia Reis de Oliveira
Teixeira |
Sala 10 Horário:
18:00 AS 19H00
10ª Sessão
- O brincar em espaços educacionais de caráter não formal e informal |
1.Sendo-sem a mãe: vivências de filhos de mulheres encarceradas
reveladas por meio do brinquedo terapêutico. Autoras: Luciana de Lione
Melo; Circéa Amália Ribeiro. |
2.Ludicidade no ensino de ciências da natureza na modalidade de ensino
remoto na educação infantil. Autoras: Josiliane Pianoschi Malmonge; Maria do Carmo Monteiro Kokayashi; Sintia Otuka Rossi. |
3.Brinquedoteca: espaço lúdico para o atendimento de crianças vítimas da
violência sexual. Autores: Leandro de Souza
Almeida; Carla Regina Santos Paes; Analaura Corradi. |
4.Implantação da brinquedoteca em um espaço de acolhimento. Autoras: Monalisa Pereira
Furtado; Celina Maria Colino Magalhães |
5.Brinquedoteca ressocializadora: recuperando através da ludicidade. Autoras: Letícia Cardoso de
Carvalho; Renata Lopes Cardoso Rodrigues; Karla de Freitas Alves. |
MEDIADOR: Prof. Dr.
Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida |