banner

EVENTO DIGITAL
EVENTO GRAVADO
TRABALHOS APROVADOS
PARCEIROS

Trabalhos aprovados para Comunicação Oral

Dia 20/01/2021

Sala 1       Horário:  11H00 AS 12H00

1ª SESSÃO - Eixo temático: O brincar e o cotidiano da brinquedoteca

 

1.Projeto Ludarte, suas ações de pesquisa e extensão -realizado na brinquedoteca universitária Cora Coralina - UNEB/Campus Avançado de Lauro de Freitas.

Marta Pereira Santos; Monica Lemos Bitencourt.

 

2.Brinquedoteca: laços entre afetividade, desenvolvimento e o brincar.

Jaqueline Thais Pilla.

 

3.Das andanças e descobertas da brinquedoteca itinerante no sul do estado do Piauí: relato de experiência.

Carla Andréa Silva.

 

4. Brinquedoteca universitária: espaço-tempo de múltiplas expressões

Tatiani Rabelo Lapa Santos; Myrtes Dias da Cunha.

 

5. As possibilidades lúdicas e interações com materiais não estruturados vivenciadas por crianças e adultos nas atividades não presenciais

Sintia Otuka Rossi; Josilaine Aparecida Pianoschi Malmonge; Maria do Carmo Monteiro Kobayashi.

 

Mediadora: Profa Dra Iani Lauer

 

 

Sala 2      Horário: 11H00 AS 12H00

Sessão – Eixo temático: O brincar recreacional ou terapêutico

 

1.Brinquedo terapêutico instrucional: intervenção para o preparo da criança com hemofilia submetida à punção venosa.

Ana Claudia Acerbi Rodrigues. Edmara Bazoni Soares Maia; Circéa Amália Ribeiro.

 

2.Os desafios do retorno do brincar no ambiente hospitalar

Wilka Lara da Silva Rocha. Ivo Medeiros de Carvalho Amorim; Suely Nascimento de Lemos.

 

3.O uso de super-heróis em sessão de brinquedo terapêutico para alívio da dor de crianças em coleta de sangue.

Barbara Barbosa Torres; Raphaela Coelho Veloso Gomes; Carolline Billet de Miranda; Fabiane de Amorim Almeida.

 

4. Ser criança com câncer: flores em existência

Ana Karyne Loureiro Furley; Hiran Pinel

 

5.  Brinqueinstein, grupo interdisciplinar de brinquedo terapêutico e brincar hospitalar: um relato de experiência.

Carolline Billett Miranda

Ellen Brandalezi

Graziela Fernanda Teodoro Bonfim

Melina Blanco Amarins

 

Mediadora:  Esp. Jacqueline Dantas

 

Sala 3   Horário:  11H00 AS 12H00

3ª SESSÃO - O brincar na educação formal; O brincar em espaços educacionais de caráter não formal e informal.

 

1. Avaliação do projeto “brincando e cuidando” por mães universitárias: o que dizer das contribuições às dimensões pedagógicas e à socialização dos seus filhos?

Autoras: Vitória Caroline Carvalho da Silva; Carla Andrea da Silva.

 

2. Projeto ecobrinquedoteca itinerante para TI brincadeira.

Autora: Querubina Castello Ruiz

 

3. O brincar como aporte do conteúdo curricular do ensino fundamental

Autoras: Renata de Sá Pereira Santos Oliveira; Luana Carramillo Going.

 

4. Projeto descobrindo crianças: para o desenvolvimento das habilidades sócio - emocionais na Educação Infantil.
Autoras: Mariane Nascimento Reis; Daisy Inocencia Margarida de Lemos.

 

5. Descobrindo as emoções através do brincar

Autoras: Caroliny Alves dos Santos; Daisy Inocencia Margarida de Lemos

 

  Mediadora: Profa. Dra. Maria do Carmo Monteiro Kobayashi.

 

Sala 4    Horário:  13H00 AS 14H00

SESSÃO - O brincar recreacional ou terapêutico

 

1. No universo lúdico do brinquedo terapêutico: quem sou eu? Como o enfermeiro significa seu papel nesse processo.

Autoras: Beatriz Picolo Gimenes; Edmara Bazoni Soares Maia; Circéa Amalia Ribeiro.

 

2. Interação lúdica com pacientes pediátricos oncológicos: relatos de experiências da brinquedoteca HIAE

Autoras: Ellen Brandalezi; Daniela Lentini; Laura Delciello ; Melina Blanco Amarins.

 

3. “A gente costuma vir de vez em quando pra cá...”:   a brinquedoteca na perspectiva de crianças em acolhimento institucional.

Autoras: Milany Santos de Carvalho; Iani Dias Lauer Leite; Celina Maria Colino Magalhães.

 

4. O brincar no mundo dos adultos usuários do centro de atenção psicossocial (CAPS): a experiência do teatro social dos afetos.

Autoras: Adalgiza Luz Pereira; Luiza Neri De Sena Carvalho Korik; Hilda Rosa Capelão Avoglia.

 

5.  Criação do livro de brinquedo terapêutico “Fiquei dodói e agora?” Relato de experiência.

Autoras: Carolline Billett Miranda; Samanta Joyce Gonçalves

 

Mediadora: Profa. Dra. Sabrina Torres Gomes

 

Sala 5     Horário:  13H00 AS 14H00

Sessão -  O brincar na educação formal: contexto universitário e escolar

 

1. Um sentido de formação: experiências discentes na brinquedoteca universitária do curso de Pedagogia.

Autoras: Laryssa Rabelo Pereira; Isabelle Nascimento de Lima.

 

2. Como é o adulto também brinca no Instituto Escuta.

Autora: Luciana Noschese Correia Scarabeli.

 

3. Experiências do brincar: a brinquedoteca como currículo na formação de professores.

Autoras: Ana Valéria de Figueiredo; Zulmira Rangel Benfica.

 

4. Pedagogia participativa na brinquedoteca.

Autora: Eliana Maria Magnani.

 

Mediador: Prof. Dr. Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida

 

DIA 21/01/2021

Sala 6    Horário:  13H00 AS 14H00

6ª Sessão    O brincar e o cotidiano da brinquedoteca

 

1.A ciência da natureza através do brincar.

Autoras: Tatiana Giselle Guimarães Lopes; Naissa Maria Silvestre Dias Hippler.

 

2.Brincando no complexo lúdico MEIMEI: a criança na e pela natureza (o eco espaço).

Autora: Beatriz Picolo Gimenes.

 

3. A importância da pesquisa e do incentivo das agências de fomento: uma possibilidade de potencialização dos serviços prestados pela brinquedoteca hospitalar.

Autora: Letícia de Queiroz Maffei; Simone Amaral Parodes

 

4.Kits lúdicos no hospital: o brincar em tempos de pandemia.

Autoras: Vanderlea Araujo de Alencar; Maria Gorete Callipo; Cynthia C. Wolle.

 

5. Participando de um show predominantemente para as meninas: a criança significando a dança na escola.

Autoras: Angelita Pereira dos Santos da Conceição; Edmara Bazoni Soares Maia; Circéa Amália Ribeiro.

 

Mediadora: Profa. Dra. Vera Lucia Anselmi Melis Paolillo

   

Sala 7     Horário:  13H00 AS 14H00

7ª Sessão -  O brincar em espaços educacionais de caráter não formal e informal

       

1.“AQUI NÃO TEM, PÁ, PÁ, PÁ, BUM! TIRO”: jogos, brinquedos e brincadeiras, possibilitando autoria de pensamento entre crianças.

Autor: Jonathan Aguiar

 

2. Brinquedo terapêutico aplicado por super-herói: um relato de experiência.


Autores: Marcelo Jorge. Gustavo Conceição Ribeiro; Carolline Billet Miranda; Fabiane Amorim de Almeida.

 

3. O brincar não tem classe.

Autora: Karla de Freitas Alves Pinto.

 

4.  Brinquedoteca itinerante: desemparedando a infância

Autora: Luciana Queiroz Rodrigues Moreira.

 

5. Retomada dos espaços do brincar no Hospital da Criança de Brasilia, no contexto da Pandemia SARS COV2.

Autores: Ivo Medeiros de Carvalho Amorim; Wilka Lara da Silva Rocha; Suely Nascimento de Lemos

 

Mediadora: Profa. Dra. Ilka Bichara

 

Sala  8    Horário:  13H00 AS 14H00

8ª Sessão -  O brincar recreacional ou terapêutico

 

1.Brinquedoteca hospitalar: o que dizem as produções cientificas publicadas em revistas de Psicologia.

Autoras: Sheila de Cássia Ferreira Torres. Maria Thereza Costa Coelho de Souza.

 

2. Descortinando o brincar e o cotidiano da brinquedoteca da ACACCI: o olhar de uma brinquedista.

Autora: Ana Karyne Loureiro Furley.

 

3. Proposta de implantação do brinquedo terapêutico instrucional para visita de crianças em unidade intensiva.

Autoras: Glicinia Elaine Rosilho Pedroso; Camila Cazissi da Silva; Luciana de Lione Melo.

 

4.Arco de Maguerez: a gamificação como ferramenta educativa no cuidado ao pé diabético.

Autores: Juan Felipe Soares Oliveira; Danyelle Lorrane Carneiro Veloso; Simone Luzia Fidélis Oliveira.

 

Mediadora : Profa. Dra. Sirlândia Teixeira

Sala 9      Horário:   18H00 AS 19H00

9ª Sessão - O brincar recreacional ou terapêutico

 

1. Relato de experiência - brinquedoteca HIAE e as adequações frente à pandemia de covid-19.

Autoras: Ellen Brandalezi; Daniela Lentini; Laura Delciello.

 

2.O uso do brinquedo terapêutico na abordagem da criança com primodescompensação diabética: relato de experiência.

Autoras: BEZZI, Carolina; DOMINGUES, Graziele GPC; AMARINS, Melina B, ARAUJO, Tatiane M.

 

3. O brincar no processo de enfrentamento da hospitalização infantil: elaboração de um manual técnico-educativo para o profissional de saúde.

Autores: Karen Setenta Loiola; Ricardo Navarro; Alessandra Baptista.

 

4. Brinquedo terapêutico em uma unidade de terapia intensiva pediátrica e a percepção da família: relato de experiência.

Autores: CARDOSO, Beatrice S S Barros; LINO, Leticia Ourives; ARAUJO, Tatiane Martins.

 

MEDIADORA:  Profa. Dra. Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira

 

 

Sala 10   Horário:  18:00 AS 19H00

10ª Sessão - O brincar em espaços educacionais de caráter não formal e informal

 

1.Sendo-sem a mãe: vivências de filhos de mulheres encarceradas reveladas por meio do brinquedo terapêutico.

Autoras: Luciana de Lione Melo; Circéa Amália Ribeiro.

 

2.Ludicidade no ensino de ciências da natureza na modalidade de ensino remoto na educação infantil.

Autoras: Josiliane Pianoschi Malmonge; Maria do Carmo Monteiro Kokayashi; Sintia Otuka Rossi.

 

3.Brinquedoteca: espaço lúdico para o atendimento de crianças vítimas da violência sexual.

Autores: Leandro de Souza Almeida; Carla Regina Santos Paes; Analaura Corradi.

 

4.Implantação da brinquedoteca em um espaço de acolhimento.

Autoras: Monalisa Pereira Furtado; Celina Maria Colino Magalhães

 

5.Brinquedoteca ressocializadora: recuperando através da ludicidade.

Autoras: Letícia Cardoso de Carvalho; Renata Lopes Cardoso Rodrigues; Karla de Freitas Alves.

 

MEDIADOR: Prof. Dr. Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida