1-
A brinquedoteca em diferentes contextos
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A. O brincar e
o cotidiano da
brinquedoteca.
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As inovações
metodológicas e de recursos para garantir a qualidade do funcionamento deste
serviço,
tais como: técnicas de organização do acervo, práticas de segurança do
ambiente,
manutenção
e segurança do brinquedo;
As
práticas de gestão, incluindo-se projetos e experiências acerca de:
elaboração de projetos;
avaliação
de resultados; capacitação continua da equipe da brinquedoteca;
relacionamento
com
o público atendido e comunidade.
O
perfil profissional e a formação do brinquedista e demais agentes de atenção
à criança:
competências
básicas.
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B. O brincar na educação
formal: contexto
Universitário e Escolar
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Projetos
de ensino, pesquisa e extensão que estejam integrados ao funcionamento das
brinquedotecas
universitárias, como campo privilegiado de suas atividades.
Propostas
educacionais centradas no brincar que ocorram em instituições escolares.
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C. O brincar em espaços
educacionais de caráter
não formal e informal.
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Projetos
educacionais centrados no brincar realizadas em espaços não formais de
educação:
Museus,
Centros de Ciências, Parques Ecológicos, Parques Zoobotânicos, Jardins
Botânicos,
Planetários,
Institutos de Pesquisa.
Projetos
lúdicos de caráter educacional informal, realizados por organizações que não
são
Instituições,
em locais públicos ou privados - teatro, clube, parque, rua, praça, ambientes
naturais,
dentre outros espaços.
Projetos lúdicos com
diferentes populações em situação de vulnerabilidade social.
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D. O brincar recreacional
ou terapêutico
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Trabalhos
em que a atividade de brincar recreacional ou terapêutico esteja sendo
utilizada,
ensinada
ou pesquisada por profissionais da saúde e pelo brinquedista hospitalar nos
diversos contextos
do cuidado à criança, sua família ou a indivíduos de outras idades.
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2- O lúdico e suas transformações
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A. Brincar e
Gamificação
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Estudos
e ações teórico-práticas no âmbito da gamificação, game design e inovação, em
quatro
linhas:
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Cibercultura;
-
Game design;
-
Desenvolvimento de games;
-
Inserção em ambientes lúdicos e na educação formal e informal.
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B. Brincar e as
manifestações culturais –
ontem e hoje
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Estudos
e projetos acerca das brincadeiras autóctones e tradicionais e da integração
do
brincar
com as diversas linguagens expressivas.
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C. O brincar e a indústria
do brinquedo
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Atualidades
na pesquisa, design e normas de produção;
Produção
e normas para brinquedos de uso institucional intenso;
Patenteamento
de brinquedos e jogos;
Brinquedo
e consumo.
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