banner

EVENTO DIGITAL
EVENTO GRAVADO
TRABALHOS APROVADOS
PARCEIROS

JUSTIFICATIVA

Brincar, como expressão cultural inerente ao ser humano, é fator primordial de desenvolvimento e saúde em todas as idades. A promoção do brincar com qualidade é de interesse central de todos que lidam na vertente da relação lúdica, desde a criança ao idoso. 

O crescente reconhecimento do brincar como linguagem privilegiada no decorrer da vida, e sobretudo na infância, mostrou a necessidade do planejamento, implantação, manutenção, avaliação e registro de projetos lúdicos que hoje ocorrem em todos os contextos sociais, numa ampla diversidade de situações e espaços, concomitante com a exigência da crescente profissionalização dos atores envolvidos. 

O conceito de brinquedoteca, como qualquer outro, sofre uma contínua transformação ao passar do tempo, tanto em teoria como em sua aplicação prática. Faz-se necessário trazer a debate os caminhos que as brinquedotecas vêm tomando, suas conquistas, desafios e dificuldades, a fim de preservar sua genuína contribuição à divulgação da importância e do direito do brincar. 

Pensando na profissionalização dos que atuam na área do brincar, pretende-se reunir importantes pesquisadores e docentes do campo da área da brinquedoteca e da ludicidade para debater questões do brincar e do brincante nos diversos contextos a fim de agregar novos conceitos para profissionais e estudantes.